quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Saúde publica: dos males é o pior


Acordei com a garganta infeccionada, mas não queria ir até o pronto atendimento do meu convênio por pura preguiça. Minha irmã me orientou a ir ao posto de saúde da vila, muito mais próximo e com um atendimento muito semelhante ao do convênio (é o meu convênio que é ruim mesmo...rs).
Esse posto do SUS atende a três vilas aqui de perto. Tem um quadro com indicativos que mostra que estão cadastradas 12.294 pessoas, 77% da população desses bairros, um total de quase 3.550 famílias.
Por aqui 99,89% das casas possuem água encanada, rede de esgotos e coleta de lixo, segundo o quadro do posto, que comparado ao de outras áreas da zona leste é um nível muito alto.
Sendo assim, esgotos, água encanada e coleta de lixo não são problemas graves por aqui. O problema é o próprio Sistema único de Saúde (SUS), que disponibiliza para mais de 12mil pessoas apenas 4 médicos.
Uma das minhas vizinhas já deu chilique lá dentro, ao ver um parente dela passando mal e recebendo a orientação de voltar para casa, pois não havia médico para atender. Quase passei pelo mesmo. Pois lá não é pronto socorro, o recepcionista avisou que seria atendida por uma enfermeira... só que minha garganta estava muito inflamada e nesse caso a médica teria que me ver.
Se não fosse atendida lá eu teria a opção de largar a preguiça e pegar um ônibus até o PA do convênio, mas e os meus vizinhos? Será que os 16mil têm condições de pagar um convenio, ainda que seja igual ao meu...rs?
Como o Governo de São Paulo e a prefeitura têm coragem de disponibilizar apenas 4 médicos para atender esse número de pessoas?
Isso é uma total falta de respeito... E ainda querem prorrogar a arrecadação da CPMF que (dizem) é destinado para a saúde. Saúde de quem? Com certeza não é a dos meus próximos. São 40bilhões de reais arrecadados por ano... Que seriam muito bem empregados em um país que tem a saúde pública como prioridade mas, como estamos no Brasil, a saúde é dos males o pior!

2 comentários:

Rafael Filho disse...

A saúde pública no Brasil é vergonhoso, infelizmente, como evoluiremos se a principal coisa está nessa situação? Abraços.

Sr. Bruno S/A disse...

Com relação ao SUS, nada a comentar... (seria inútil!). Quando vc questiona o desitino da CPMF, isto é, a saúde de quem está sendo tratada? Sinceramente não vejo a menor dificuldade em responder-te: está indo para saúde dos cofres dos corruptos, que estão no legislativo, execultivo e judiciário, bem como na sociedade cívil.

Legal o blog, se quiser dar uma passadinha no meu, será um prazer:

www.filosofosdeteclado.blogspot.com

Um beijo, até mais