terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Os problemas da profissão

Dessa vez não vou falar de salário, nem da questão de poucas vagas no mercado extremamente competitivo. Não por não serem importantes, mas porque identifiquei problemas piores na área.
Estou fazendo um teste em um jornal da região do Alto Tietê. Essa é a segunda semana, mas o trabalho aqui é completamente fora daquilo que aprendemos na faculdade.
Um problema grave nesse periódico é a importância dada às matérias: nenhuma. Como pode um jornal não zelar pelas informações que apresenta. Aqui não somos repórter, somos redatores. Não saímos pra fazer cobertura, nem coleta de informações. Esperamos tudo chegar mastigado das assessorias de imprensa das prefeituras.
Outro problema são os contratos políticos. Se o prefeito de uma cidade dá um dinheiro a mais pro jornal ele tem prioridade nas notícias... O jornal sai assim: “Prefeito Fulano da Silva faz isso’; “Prefeito Ciclano dos Santos faz aquilo”.
Isso não é jornalismo. Isso é politicagem das mais precárias que existe.
Mas se meu salário virá deles o que eu posso fazer?? Estou disposta a mudar algumas posturas, definir alguns padrões nos textos e na diagramação desse jornal. Mas não estou certa de que serei atendida.
Deus, salve o jornalismo regional!!!!

3 comentários:

Thiago disse...

huuum adorei seu blog, pretendo cursar jornalismo, nao sei de onde vc eh, mas aqui em recife espero q seja um pouco mais diferente e se de mais prioridade a noticia e as materias, no seu caso vc nao pode fazer muita coisa mesmo, afinal eles pagam seu salario...tentar mudar as coisas assim de começo eh realmente dificil, espero que vc chegue logo ao topo, vou vir aqui sempre pra aprender um pouco mais sobre a profissao

LoS FanFarOeS disse...

Pode ter certeza de q não é só ai!!! aki em ribeirão tambem vive saindo q o prefeito feiz isso, aquilo... e tudo muito exagerado....... tem certeza q tem um pouco de corrupição aew!!!

mais eh issu. siga em frente e realize seus sonhos!!!!

parabens pelo blog!!!

Eliezer Silveira Filho disse...

Oi Beta,

Fazia tempo que nao entrava aqui, mas nada melhor do que uma manha pra atualizar os contatos e ler os posts antigos. Sei sobre essas materias compradas porque trabalhei um tempo em assessoria e varios veiculos nos procuravam querendo vender materias. Estou organizando um evento na Franca e nao acredita, ate nossa assessora me procurou sugerindo que levasse uns jornalistas com tudo pago apenas para que eles escrevessem (me diz se uma viajem pra franca nao é comprar???).

Só sei que todo inicio de profissao é complicado mesmo. To aqui na torcida pelo seu sucesso, apesar de termos pouco contato. Estava lendo tambem seus artigos no Guia. São muito bons, apesar de nitidamente parecer que vc nao tem muita certeza da sua opinião no Daspu ou DasGi. Mas gostei. Fica a dica, não sei se voce ja assistiu o seriado Sex and the City. Achei que o estilo de escrita da personagem Carrie Bradshaw combina com o seu. É um caminho interessante esse de analise de comportamentos.

Good Luck.

Beijao,

Eli