Por que fechar as bibliotecas?


Eu sempre fui fascinada por leitura. Minha mãe me incentivava me presenteando com gibis e conforme fui crescendo fui pegando gosto pela prática. Na época da escola e também da faculdade eu era freqüentadora assídua das bibliotecas, tanto as das instituições como também as bibliotecas públicas dos bairros próximos a mim, como Penha e São Miguel Paulista.
Essa semana recebi a triste notícia que quatro bibliotecas da cidade passarão por mudanças, uma será fechada, duas delas serão transformadas em centros culturais e a outra será fechada ao público e só atenderá aos alunos de uma escola infantil da região.
As medidas foram tomadas pela prefeitura devido a falta de leitores. Essas bibliotecas tiveram cerca de 64 visitas por dia, uma chegou a ter em média 30 visitas, que no total do ano somou apenas 10 mil pessoas, enquanto a média de visita aos outros acervos da cidade passou de 50 mil.
O problema da falta de leitores deveria ser combatido em âmbito nacional com políticas que transformassem a leitura em um lazer. Incentivando as crianças a freqüentarem as bibliotecas e também livrarias, afinal a leitura é um hábito bastante saudável.
Mas infelizmente a atitude da prefeitura é simplesmente fechar os estabelecimentos ou mudar a função deles no lugar de promovê-los para que a população entenda importância deles como fonte conhecimento e bagagem cultural.
Para se justificar a prefeitura envia nota dizendo que suas atitudes buscam modernizar as bibliotecas e assim estimular o interesse por elas. Até estão criando o sistema de bibliotecas temáticas. Segundo dados da prefeitura da capital, foram adquiridos mais de 85 mil livros no ano passado, acredito que a melhoria do acervo é sim uma prática louvável, mas ainda sustento a opinião de que é necessário desenvolver o interesse pela leitura atraindo o público para dentro das bibliotecas, trabalhando junto com as Secretária de Educação e Cultura, agindo para que os pais incentivem seus filhos e assim possamos ter uma cidade que lê, que aprecia a leitura e se torne mais culta para decidir seu futuro.

5 comentários:

Fred Schubert disse...

também gosto muito de ler, não sou viciado assim de ficar em biblioteca mais leio frequentemente também.

Angel Ilanah disse...

creio eu que ja exista desinteresse na leitura, e agora com a internet, as pessoas passam mais horas fuxicando a vida alheia no orkut ou batendo papo no msn,
tb sou fascinada por biblioteca e sebos, mas fica mais dificil divulgar leitura no mundo em que vivemos , as pessoas querem tudo pra ontem e assunto futeis, fazer o que!

PUSTULENTA DECOMPOSIÇÃO DA CARNE disse...

nunca fui de frequentar biblioteca.. soh pra matar aula!! uHASUHaus

e nao foi por causa do seu post nao viu!! UhasuHASUhas

http://pustulenta.wordpress.com/

beijo

Tiago Enes disse...

Oi

O Blog tá muito legal!
Bons posts!

Parabéns!

Abraço!


Se puder visite!!!

http://tiagoenes.blogspot.com/

Midi Noelle disse...

Olá Leilane
Meu nome é Midiãm tudo be?
Você foi lá no meu blog e dos meus amigos Tiago e Laís comentar.
Obrigada pela visita
Espero que tenha gostado do texto sobre o Teatro Mágico qu eescrevi.

Volte sempre tá, de jornalista em curso para jornalista graduada.
Super beijo

O blog né esse dai do link não

é o www.jukeboxmix.blogspot.com

Tecnologia do Blogger.