sexta-feira, 9 de maio de 2008

Será que ela lê o JP??


De sexta-feira eu tenho poucas coisas para fazer aqui no jornal. Primeiro porque fechamos a edição na quinta-feira, sendo assim qualquer notícia que chegar na sexta será velha o bastante para ser publicada na outra sexta.
Então fico navegando pela internet, lendo alguns blogs que me chamaram atenção. Entre eles está o blog da equipe da Revista Marie Claire.
Lendo as mensagens eu me deparei com uma que me fez pensar: será que essa jornalista lê o JP?? Explico: Aqui não temos nenhum guru que faça a sessão do horóscopo. Então eu mesma busco alguma previsão confiável para o dia da publicação e anexo nos arquivos para diagramar.
Porém, para o diagramador essa parte do jornal é a mais difícil de fazer. Sem justificar a crença ou a falta dela nesse negócio de astrologia ele, o diagramador, quando está com muito trabalho, pega uma edição antiga já pronta de horóscopo e copia na página nova sem nenhum arrependimento.
E era exatamente isso que a jornalista questionava: Horóscopo reciclado. Justamente a parte da previsão que chamou-lhe a atenção de tal maneira que ela copiou a frase em seu livro sobre o cotidiano das mulheres. Dois anos depois, no mesmo jornal a previsão era a mesma.
“Há poucos dias consultei o horóscopo do mesmo jornal (eu não emendo...) e lá estava, no meu signo, a mesma advertência de dois anos atrás. Com as mesmíssimas palavras. A não ser que, por uma coincidência planetária que deve ocorrer a cada cinco mil anos, Urano e Júpiter tenham se alinhado de forma exatamente igual à de dois anos atrás, tudo leva a crer que o jornal em questão recicla seus horóscopos.” (Leila Ferreira)
Me lembro que no primeiro dia de aula na faculdade o professor já alertava para o fato de nós, os jornalistas, poderíamos passar por alguma situação onde teríamos que escrever o horóscopo da publicação caso o Guru passasse mal ou qualquer coisa do tipo.
Eu não levo muito a sério, mas conheço pessoas que crêem nessas previsões. E confesso que geralmente me pego fazendo os testes que dizem se meu signo combina com o signo do paquera e coisas desse tipo. E apesar de não acreditar, eu fico muito feliz quando o resultado bate com aquilo que espero.
Agora resta saber se a jornalista da Marie Claire lê o JP e tentar convencer o diagramador a não reciclar mais a sessão do horóscopo, se é que há algum problema nisso.


7 comentários:

Thaíssa Vasconcelos disse...

Astrologia...acredito nessas coisas não... embora leia horóscopo.

E geralmente queme screve esse tipo de coisa, são pessoas que tbm podem nem acreditar em coisas de astral, acredito que era Fernando Pessoa que escrevia para um jornal a parte do horóscopo.

São palavras de carater impessoais, que caiba para todo e qualquer indivíduo que venha a ler...

H α ſ α η disse...

Não é o horóscopo que se encaixa no seu dia. É vc que (acredita) que o coloca no seu dia. Cada coisa que está escrita lá já é preparada para que não faça nenhum sentido sozinha. Você que atribui e relaciona aquilo com o seu dia.

Por exemplo: está escrito lá " dia de bons negócios, seus amigos estaram por perto"

Algum tempo depois vc vai a um shopping com os amigos e encontra uma liquidação, então vc se lembra:
"nossa, meu horóscopo estava certo!"

É tudo reciclado
mesmo que mudem as palavras
todo dia é igual ao outro

seja feliz e leia a "Sorte de Hoje do orkut"

rsrsrsrsr

parabéns pelo blog!










http://descriticas.blogspot.com/

†YaGo-SaN† disse...

poha, isso que é falta de criatividade...
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

Elton D'Souza disse...

QUem nunca leu seu signo na vida, por mais ncrédulo que seja?
Tbm não acredito nisso, mas sempre dou uma olhadinha e tbm já fiz isso, ver se os signos combinam
mas que sacanagem, reciclar os signos, isso não é ético.
rsrsrsrs

http://cienanosdesolead.blogspot.com

britney view e leonardo disse...

seu blog é bom...

nao acredito em horoscopo

Lidianne Andrade disse...

eita que trabalho dificil o seu amiga
buscar nas melhores revistas femininas novidades
aafff
oa, ja visse a caras internacional? muito legal essa
xero

Alma Póetica disse...

Adorei o seu blog, muito legal o estil!. Quanto a astrologia... bem, acredito que todo mundo alguma vez na vida já se pegou lendo o horoscópo um dia.
Obrigada pela visita no meu blog, retorne sempre!.
Bjs