quinta-feira, 29 de maio de 2008

Xô CSS


O ano de 2008 foi recebido com alegria pelos brasileiros por causa da extinção da taxa de CPMF. Mas agora esbarra na Constituição Federal o plano dos líderes governistas de recriar esse imposto por meio de uma lei complementar de autoria de deputados. O texto constitucional é claro como água de bica: só o governo pode propor a criação de contribuições sociais.
Pelo projeto dos deputados, a nova versão do imposto chamada de Contribuição Social para a Saúde (CSS) seria um repasse definitivo, não provisório como era a CPMF. Esse projeto foi enviado para o Congresso para ser votado ontem, mas devido a uma manifestação bem humorada vinda da oposição o governo temeu e adiou para a terça-feira que vem.
O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), estimou que a arrecadação com alíquota de 0,1% da nova contribuição poderá somar aos cofres públicos cerca de R$ 15 bilhões por ano. E segundo ele, os trabalhadores que recebem até três salários mínimos estarão isentos da nova contribuição.
Na manifestação foram distribuídos cofrinhos com a sigla CSS e algumas faixas de protesto foram erguidas com frases do tipo “PT – Partido dos Tributos” e “Xô CSS, Xô CPFM”. Confesso que foi a primeira reação vinda do PSDB que teve cara de oposição.
Tenho certeza de que se esse projeto partisse do PSDB ou DEM os petistas teriam feito uma algazarra para vetar a votação ou anular a pauta. Mas isso é outra história.
Acontece que sabemos que as condições de saúde no Brasil sempre foram precárias, mesmo com a CPMF que tinha arrecadação de mais de 0,38% o dinheiro não era realmente usado para isso. E se era ninguém percebia.
O deputado ACM Neto (DEM-BA), disse aos jornais que não aceita essa proposta porque “o governo não precisa disso, existem outros recursos para a saúde”. E eu concordo. Não é justo cobrar por um benefício pelo qual já pagamos.

9 comentários:

do Ricardinho Dias Gomes disse...

vim fazer uma visita e um convite;
venha ver....uma novela escrita capitulo a capitulo, diariamente.... onde você pode participar ativamente, dando palpites.
não perca... a partir de 27/05 todos os dias(uteis) as 18 hrs estará disponivel na sua TVariedades.

http://tvariedades.blogspot.com/

a nova novela da net:
" A PRIMEIRA ESTRELA DA NOITE NO CAMINHO DE DOM FELICIANO"

venha ver... leia... vale a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

do Ricardinho Dias Gomes disse...

TVariedades apresenta:
"A PRIMEIRA ESTRELA DA NOITE NO CAMINHO DE DOM FELICIANO"

hoje (29/05) o 3º capitulo, se você perdeu algum, vasculhe estão todos lá.
ah, contribua p/ um andamento melhor da historia...deixe seu comentario e sua sugestão.
http://tvariedades.blogspot.com/

ESTAMOS AGUARDANDO SUA VISITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rafael Hecht disse...

O problema em sí não é apenas mais um imposto.
O GRANDE PROBLEMA é...Vai cobrar mais um imposto? Sim, o povo vai pagar. Mas mesmo inventando outro imposto as condições não melhoram, se ao menos o dinheiro fosse usado para melhorar as condições não seria tão ruim assim.

Saudadções Vascaínas!
http://vasconautas.blogspot.com

Andréa Cristo disse...

Muy buen texto. Mas nãom gosto comentar de política nem de economía. Mas tenho que reconhecer que a apresentação do texto é impecável. Abraços

Opium disse...

política não é um assunto do meu domínio, mas é sempre bom ver esse tipo de notícia circulando por qualquer meio de comunicação pra mostrar que a população está começando a ter algum tipo de reação perante aos acontecimentos políticos e não apenas assistir... muito bom!!!

Markoso Lima disse...

É o governo metido em mais uma.
Quando vamos parar de pagar tanto imposto?! É o que me pergunto sempre!!

By: Marcos Lima
http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

do Ricardinho Dias Gomes disse...

já esta na TVariedades, o 4º capitulo dessa novela que está dando oque falar.
você não foi ver ainda???
vai lá...se perdeu algum capitulo é só procurar, estão todos lá.
entre, leia e participe, deixando seus palpites, seus comentarios.

http://tvariedades.blogspot.com/

TVariedades, com você, sempre inovando!!!!!!!!!!!

Lidianne Andrade disse...

sabia que escreves muito bem, ne? agora mais do que nunca quero fazer um blog contigo, depois da decepção de ontemm...oa, quando tu vem em olinda, hein?

do Ricardinho Dias Gomes disse...

olá.
já esta na TVariedades o 5º capitulo de "a primeira estrela da noite no caminho de dom feliciano".
vá lá, leia, opine...

TVariedades, junto com você.