Falha no ensino, de quem é a culpa?


Eu estava em uma reunião de jovens e um dos presentes se habilitou pra ler um trecho da Bíblia, não sei quantos anos aquele menino tem, mas com certeza passa dos 20 e por incrível que pareça ele não sabia ler, lia em ‘soquinhos’ errando as palavras e voltando para corrigi-las.
Não é a primeira vez que vejo alguém que já concluiu o ensino médio ou o fundamental que não saiba ler, infelizmente cerca de 2 milhões de crianças não foram alfabetizadas, segundo uma pesquisa baseada em dados do Pnad. Essas crianças já passaram pelo processo de alfabetização, mas, na prática, não aprenderam nada.
E daí eu pergunto: de quem é a culpa? O que adianta ter milhões de escolas espalhadas pelo país se o ensino não tem cumprido seu papel, como pode um jovem almejar a faculdade sem ao menos saber ler um trecho sem gaguejar ou errar palavras...
Eu estudei em escola pública a minha vida inteira, o ensino fundamental fui muito bom, já o ensino médio não foi lá aquelas coisas, alguns professores não mostravam interesse em ensinar, em algumas matérias chegou a faltar professores. Mas nada disso me impediu de conquistar o diploma universitário. Assim que percebi a falha no ensino procurei um cursinho pré-vestibular para me auxiliar no ingresso ao ensino superior.
Sei que a solução não são cursos particulares e que o governo brasileiro tem que acordar para investir seriamente no ensino público, mas não posso deixar de citar que os jovens e crianças precisam ter interesse em aprender. Será que esse garoto prestou atenção nas aulas que teve? Será que em algum momento ele não pensou que o que se aprende na escola ele não iria utilizar na vida? Conheço muitas pessoas que nem ao menos levavam cadernos e hoje tem dificuldades de encontrar um bom emprego por falta de qualificação. Isso mesmo, a falta de escolaridade, o não saber ler ou escrever te incapacita de aproveitar boas oportunidades.
O que quero dizer é que precisa haver pessoas com vontade de aprender de um lado e funcionários públicos com vontade de lecionar de outro. Além de bons instrumentos de ensino, escolas equipadas e com ensino de informática, laboratórios e tudo mais que for preciso.
Todo mundo tem que saber que o ensino é chave para um futuro melhor, não só o meu como o do Brasil inteiro. Vamos nos mobilizar para correr atrás do prejuízo e ajudar pessoas que saem da escola sem nenhum aprendizado. Definitivamente isso não pode mais acontecer.

2 comentários:

taty disse...

Oi minha querida, recebi seu comentário.

Nossa sou super fã do "Bloco de notas". Acho que você escreve tão bem...

Que bom que aos poucos está se encontrando.

Bjos

Taty Lu

Lidianne Andrade disse...

te dei selo, te dei selo!!

Tecnologia do Blogger.