Iiiiiii sobrou pra mídia

As novas regras gramaticais da língua portuguesa entraram em vigor no dia 1 de janeiro, fruto de um acordo entre alguns países que falam esse idioma. No Brasil o novo acordo ortográfico muda apenas 0,5% das nossas palavras e adiciona 3 letras ao nosso alfabeto: k, y e w.
Para ajudar a população a ir se familiarizando a imprensa já está adotando a nova forma de escrever, antes mesmo do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa sair (previsto para fevereiro).
Sobrou pra mídia se atualizar antes de todos para fazer o papel de educadora que também é seu. E nós redatores e editores teremos que nos aprimorar para escrever tudo certo sem a ajuda do antigo dicionário.
Acredito que as piores mudanças são na colocação do hífen e na extinção dos acentos em ditongos e também os acentos diferenciais que mudam palavras com a mesma grafia, mas significados diferentes como o ‘pára’ (verbo parar) do ‘para’ (preposição), sem acento será difícil colocar essas palavras no texto sem fazer a frase perder o sentido.
Na verdade acho que muitas dessas mudanças são desnecessárias, passamos a vida toda tentando aprender e agora temos quatro anos pra esquecer algumas regrinhas básicas e aprender tudo de novo. Independente da minha opinião, já decidi que essa semana vou substituir a página de fofoca pela nova escrita portuguesa, explicar as regras, o que muda, o que permanece e o que nos deixa em dúvida. Eu acredito no dever de educar da imprensa e por isso vou aprender para ensinar.

5 comentários:

Moderador disse...

Aprender para ensinar aprende ai que os preguicosos aqui vao ler o resumo e aprender tambem kkk

brincadeira

eu acho que como quase tudo tem o lado bom e ruim lado ruim e como voce disse aprendemos isso a vida inteira e mudar vai ser chato diria
mais comos todos alegam e como tambem e o objetivo dessas novas regras e que vai unificar a Lingua Portuguesa no mundo todo
bom estudo
abraco

Preclusão disse...

As regras deveriam simplesmente deixar o uso facultativo ao invez de simplesmente abolir o uso ....


Porque não ensinam o velho e bom português ao invés de simplificá-lo?


Fica parecendo que as regras novas beneficiam quem não sabe escrever ou quem mal sabe português ....

Depois dizem que o presidente Lula é perseguido e blá blá blá ...

Vou continuar acentuando, vou continuar com o trema....


Portugal adotou as novas regras?

Descharth disse...

A mudança é totalmente desnecessária, principalmente para o que ela foi criada.
Unificação da lingua.
Ora, ainda continuaremos a ir em Portugal e não entenderemos a metade do que eles falam por lá. Só se ao invés de escrever, ele desenharem.

Carol°°°Paula disse...

a mudança vai facilitar os acordos entre os países que falam o idoma, mas vai demorar como vc disse nos acostumarmos com tal mudança, pq levamos a vida toda pra aprender as regrinhas para esquece-las em 4 anos..
aprede ae, que a gente vai aqui vir aqui ler os resumos e aprender tbm :P
bjussss

Taty Lu disse...

Pis é "iço" mesmo Bebeta, temos reaprender (ou re-aprender) tudo de novo...pelo menos na escrita...

Ainda bem que não querem que falemos com "sutaque".

Beijos minha querida

Tecnologia do Blogger.