Eu sou a favor do vestibular

Essa semana cerca de 1,5 mil jovens fizeram protesto aqui em São Paulo pedindo o fim do vestibular e que ele seja substituido pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) feito no final de cada um dos três anos letivos.
No ínicio do mês o ministro da educação fez a proposta de um novo Enem, no lugar de ser composto por 63 questões mais redação o exame novo substituiria o vestibular das universidades federais e teria 200 questões. Isso mesmo, 200. A prova, portanto, seria realizada em dois dias diferentes e já seria eliminatória.

Não concordo com nenhuma das duas propostas apresentadas, mesmo sem querer prestar um novo vestibular eu me atrevo a opiniar nesse assunto porque a proposta do ministro só aumentaria a exclusão dos alunos do ensino público nas universidades federais. Isso porque o ensino oferecido nessas escolas é de péssima qualidade aumentar o nível da prova só vai dificultar a entrada desses alunos nas faculdades.

Sem contar que isso também prejudicaria o acesso daqueles que pela nota do Enem desejam ganhar bolsa nas universidades particulares através do ProUni.

Ao meu ver o vestibular garante a qualidade das faculdades, todos sabemos que faculdade com vestibular dificil é faculdade boa e a medida mais eficaz para aumentar o número de alunos no ensino superior é melhorar a qualidade das aulas, não tem outra alternativa.

Na fotografia estudantes filiados a UNE e Ubes em protesto na Secretaria Estadual de Educação para propor o fim do vestibular.

5 comentários:

Rogerio disse...

resolveream juntar tudo vamos esperara pra ver oe acontece...com enem muito pessoas juntavam pontos...mas vamos esperar pra ver oe acontece....spero que não prejudikem quem mas precisa...

Dona do Planeta disse...

É...vamos esperar, pra ver no que vai dar!!

legal vc postar este tema!

Lidianne Andrade disse...

ai amiga, eu nao sei opiniar sobre isso anida, poque nao sei o que é menos ruins. os alunos da escola publica vao poder competir com um enem de baixo nivel e sem vestibular?? o que seria mais justo ou menos injusto? ainda nao tenho uma opiniao formada.

Liipee disse...

bom, aqui agradecendo o comentário.
volte sempre tá?:)

bom, sobre o vestibular.

vou fazer no ano que vem, MEDICINA, e pra mim, não deveria existir nenhum nem outro.
nem enem, nem vestibular.
tanto aluno que manja do assunto e tá fora da universidade por causa de uma prova besta.:S
desculpa, mas minha opnião..
tudo bem, já que agente tem seguir as leis-agente segue leis, e os politicos roubam-, então prefiro o vestibular tradicional..
estudar estudar estudar !
:*

Eduardo Meireles disse...

Eu defendo essa mudança... gosto do estilo de prova do enem, que previlegia não quem decorou mais, mas quem aprendeu direito... quem sabe fazer uso em coisas práticas do dia-a-dia do que adquiriu de conhecimento na escola.

sobre tirar ota baixa, penso que a prova do enem é para pessoas competentes. competentes tanto por saber usar determinado tipo de conhecimento para responder, como competente por saber fazer uma prova... essas são duas coisas que nossa vida profissional exigirá de nós, competência técnica, e malícia para solucionar problemas...

quem tirar nota baixa no enem, fazendo disso uma regra (e lembrando das raras excessões que toda regra tem), não tem 'competência' ou maturidade suficiente para ingressar numa faculdade... mas nem tudo está perdido. Que se aumente a demanda pela formação técnica.

www.motorpasion.com.br
http://emeireles.blogspot.com

Tecnologia do Blogger.