Calças coloridas

Foto: Banda Restart
Ouvi uma pessoa conversando e falando muito mal dessa moda teen de usar calças coloridas. Na hora me recusei a participar daquela conversa tão ofensiva, não só por conhecer adolescentes que usam como também porque um dia eu já usei. E quer saber? Eu adorava usá-las.
Aqui em casa somos em três filhas, uma gosta do verde, outra do laranja e eu do azul royal. E era essas cores que preferiamos na hora de fazer compras. Tive umas três calças jeans dessa cor e era a minha identidade. Na época, claro, não era nenhuma "modinha" mas caracterizava o meu estilo.
É importante que o adolescente passe por essas etapas de procurar seu estilo. É uma forma de auto-conhecimento que com o tempo ou passa ou se estabiliza. No meu caso, meu tempo de calças coloridas já passou. E logo depois veio o de calça larga (saruel), e depois vieram as calças de boca de sino... e hoje está no jeans reto ou skinny.
Isso falando de roupa, quanto ao estilo musical eu não mudei muita coisa. Sempre gostei de rock, mas confesso que as calças largas vieram na época do "poperô" (não lembro como escreve) era para quem curtia música dance, hoje chamada de eletrônica.
O que eu quero dizer é que moda e identidade estão cada vez mais interligadas e que criticar esses jovens de forma ofensiva só pode retardar esse processo de formação que é adolescência. Até porque o que ele usa e curte hoje pode não ser o que ele vai curtir daqui alguns anos, mas vai fazer parte da vida dele como um aprendizado. Assim como fez na minha vida e hoje posso dizer que todas as fases que eu tive foram boas e importantes.

4 comentários:

Iany disse...

Na verdade, esse "estilo adolescente" só mostra o óbvio: que adolescentes não tem estilo. É uma forma de esconder o que eles realmente são (o que, afinal, mal eles sabem) e chamar a atenção para o exterior.

Como uma ex clubber/emo convicta, que não abria mão de suas modinhas por julgar ter estilo próprio, sou o exemplo vivo disso. E hoje vivo muito mais realizada por saber que não preciso usar todas as cores do arco iris de uma vez para que as pessoas acreditem que eu tento ver a vida de uma forma colorida! .

(querida, meu novo endereço: http://bibobuh.blogspot.com/)

bjim

Lidianne Andrade disse...

ah amiga eu curto essa moda pacas!!!

Milca disse...

Adorei o post.
Os adolescentes tem que achar uma identidade, uma forma de se encaixar.
E o estilo de roupa está diretamente ligado a sua personalidade.
Se podemos usar a moda de acordo com a tendência,porque eles não??
Eu não sou adepta as calças coloridas para homens.MAs gosto é relativo, e quem somos nós pra julgar o deles.
Essa é uma etapa de conhecimento.
E tenho certeza que será maravilhoso pra eles, quando chegar no futuro, olhar e ver que fizeram e usaram algo que gostavam antigamente.
Isso dá sensação de liberdade,
e liberdade é bom pra todos, independente da idade.
..
Beijo linda. Adoro seus posts.

lohrrana disse...

Gostei do seu post.......

Tecnologia do Blogger.