segunda-feira, 21 de junho de 2010

10 coisas para se fazer na "pindaíba"

Bom, quem nunca passou por uma aperto financeiro que atire a primeira pedra. Com uma economia nada estável até mesmo empresários de grandes empresas precisam, ao menos uma vez na vida, apertar os cintos e economizar o máximo possível para não entrar no vermelho.
Mas quem foi que disse que não dá para se divertir nessas horas, ein? Com um pouco de criatividade você consegue sim fazer desse limão uma limonada! Quer saber como? Listei 10 coisas para fazer em caso de "crise", confira:

Não tem nada mais gostoso do que pegar um cineminha no final de semana, mas em caso de cortes no orçamento a primeira coisa que tiramos são os itens de lazer. Troque as telonas pela sua TV e alugue filmes na locadora do bairro ou mesmo troque filmes com amigos e parentes. O bom das trocas é que sua bagagem cultural acaba crescendo, porque você que só gosta de comédia, vai passar a ver dramas, ficção...

Buscar pela cidade lugares para lazer com entrada gratuita como parques. Em São Paulo temos muitos parques maravilhos como o Parque da Aclimação e o Parque do Ibirapuera. Passar uma tarde ali é uma verdadeira terapia. Tem também muitos espaços de cultura como museus e teatros, vale a pena pesquisar!

Ainda falando de lazer, quem é que não ama cheiro de livro novo, entrar nessas grandes livrarias e perder horas olhando novos títulos? Mas o bolso aperta e você fica sem saber o que fazer... certo? Passe em um sebo, cheiro de livro velho também é gostoso. Ou volte a frequentar bibliotecas públicas.

Bateu aquela fominha num sábado a tarde e você se pega contando moedas para correr até uma rede de fest food ou mesmo pedir uma pizza. O que você não sabe é que muitas dessas receitas podem sim ser feitas em casa e a economia é enorme. Um prato de massa, por exemplo, comprado num shopping sai por R$14,00 em média. Com esse valor três pessoas almoçam o mesmo prato! É sério!!!

Aprenda a economizar, é nesses momentos que você começa a lamentar não ter guardado dinheiro suficiente para esse tipo de situação, aliás, quem é que planeja passar pelo "aperto"? Infelizmente ninguém está imune de passar por isso, portanto avalie seus erros e comece a juntar para não voltar a ter essa amarga experiência.

Aprenda a diminuir a conta do telefone. Quando você fica sem grana para colocar crédito no telefone você percebe que tem menos motivos para ligar (ou será que isso só acontece comigo?). Mas em caso de emergências você pode utilizar torpedos gratuitos, cliente da Vivo podem enviar cinco mensagens por dia pelo site ou discar *9090+número que a pessoa recebe um torpedo pedindo para entrar em contato com você. Das outras operadoras tem esse site que envia, é bom avisar que sites como esse muitas vezes não enviam na mesma hora ou simplesmente não enviam. Tem que ir na sorte.

Aprenda a fazer moda com as roupas que já tem no guarda roupas. Sei que é muito bom sair comprando roupas e sapatos. Nós, mulheres, temos sempre a impressão de que nunca temos uma roupa adequada para determinados eventos. Mas vale a pena aprender a fazer sobreposição de peças, ou até mesmo tingí-las, customizá-las. Além de fazer economia você vai frizar seu estilo próprio!

Viage para casa de parentes. Essa dica é boa para quem quiser sair de férias ou curtir um feriado prolongado longe da loucura da cidade, mas está sem muito dinheiro para pagar estadia ou mesmo esticar a viagem para bem longe. É quase impossível alguém não ter um "tio" distante que more em um lugar sossegado que dê para se livrar, por alguns dias, do ar pesado e poluído das grandes cidades. Fica a dica!

Reúna a turma em casa. Quem foi que disse que esse programa de índio não pode ser divertido? Além disso, pode ser um grande motivo para você colocar em prática a dica 1 e 4. Sem contar que vocês poderão falar do que quiser sem se preocupar com quem está ouvindo, dar gargalhadas e aproveitar ao máximo esses momentos entre amigos.

10º Durante esse período aprendar a se cuidar em casa. Hidratação de cabelos e escova dá para aprender e tirar do orçamento esse gasto semanal que contam muito no final do mês. O segredo está no tempo de deixar o produto de hidratação e no enxague. Não deixe residos no cabelo. Já a escova um bom leave-in já garante o resultado.

Você já passou por isso? Já provou alguma das dicas? Não deixe de comentar.

3 comentários:

Milca disse...

Adorei as dicas, fazer pizza em casa realmente sai mais barato, e reunir os amigos para uma baguncinha é ótmo e já ajuda a economizar. Bjoo.
...
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, pois é onde os sentimentos não precisam de motivos e nem os desejos de razão."

Carla disse...

Muito boas as dicas. Sempre é bom economizar, neh!?

Beijinhos

Macaco Pipi disse...

USAR FERRO DE PASSAR COMO FRIGIDEIRA!