terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um cantor oportunista - A importância da checagem de informações no jornalismo

Quando eu trabalhava no JP presenciei a história de um travesti da região que queria se promover em cima do caso do jogador Ronaldo que se envolveu com travestis (leia aqui). Na semana passada recebi um e-mail encaminhado pelo dono de um site supostamente assinado por Bruno Chateaubriand querendo promover um cantor gay gospel.
Nada contra gays, nem contra gays gospel. Só que, ao ler o e-mail, fui me recordando exatamente do travesti de Itaquaquecetuba e região que queria aparecer em cima de fatos que tomaram grandes proporções na mídia.
Esse, além de fingir ser alguém que não era (nunca que uma pessoa ilustre como o jornalista e promoter Bruno Chateaubriand iria enviar um email para promover um cantor gospel, né?) ele ainda inventou histórias que davam a entender que ele teve um caso com o filho de um ilustre pastor (pelo que entendi era o filho do pastor Silas Malafaia que deve ter o dobro da idade desse jovem cantor). E que vários artistas desse segmento frequentavam sua casa, mas só enviou fotos de bastidores de show e de tardes de autógrafos.
Enfim, escrevo este texto para reafirmar a importância da checagem de informações no jornalismo. Com uma simples busca no Google percebi que o cantor em questão não poderia ter sido expulso de uma Assembleia se ele sempre frequentou uma Batista, tão pouco poderia ter namorado com um cara que teria a idade do pai dele (se bem que esse mundo está perdido) e que provavelmente não teria nenhum tipo de contato com ele.
Tudo o que estava naquele e-mail e até mesmo no blog pessoal desse rapaz parece mais com uma forma de se promover em cima dessa discussão entre Malafaia versus militantes gays. Afirmando ter um caso homossexual com o filho do maior inimigo dos homossexuais ele estaria no topo da mídia, podendo divulgar seu mais novo CD.
Tá bom Cláudia, senta lá!
Sem apuração, inverdades como essa podem simplesmente cair na agenda da mídia... e sabem como é, uma mentira contada várias vezes pode se tornar uma verdade.

Um comentário:

Anderson Silva disse...

Bom dia,sou anderson da equipe detetive-particular.org ,quero falar que o blog ta de parabens gosto muuito dele,muito bem feito!!!...me recomendaram e estou acompanhando...recomendação hoje é tudo..to precisando saber se esse site aqui é bom por que eu to precisando de um rastreador de carro,moto entre outros alguem conhece o http://www.rastreadorgps.org/ ? se alguem souber de uma referencia me da um toque,e parabens pelo blog bom demais!!